Lagoa da Prata

Yeshua Jesus Cristo Salvador A Vinda do Filho do Altíssimo

Yeshua Jesus Cristo Salvador A Vinda do Filho do Altíssimo
O Salvador em Aramaico O Senhor Que Nos Salva Jesus Cristo Nosso Eterno Senhor Criador dos Céus e da Terra

Jesus Cristo O Caminho A Verdade e A Vida

Y-H-W-H - Yahweh O Tetragrama O Nome do Senhor

Y-H-W-H - Yahweh O Tetragrama O Nome do Senhor
O Filho Unigênito do Altíssimo YHWH Yahweh O Senhor Todo Poderoso O Criador do Universo Infinito

Lagoa da Prata 80 Anos em 2018 Está Muito Próximo

Cerimonial a São Carlos do Pântano

* Atrativos Turísticos Naturais *


*** Linda a Natureza * Fazenda Grotadas ***

******* Turismo *******
A cidade oferece atrativos turísticos naturais e de interesse ecológico, monumentos históricos e atividades ecoturísticas praticadas na região.
* Atrativos Turísticos Naturais *

*** Rio São Francisco: ***
Rio com aproximadamente 40 metros de largura em período de seca. Nas enchentes formam imensos lagos. O rio dá um grande potencial à pesca esportiva e ao turismo ecológico e lazer nas praias formadas por bancos de areias. São espécies comuns: o mandi, surubim, curimbatá, piaus, curvinas e piranhas. As margens do Rio São Francisco estão sendo recuperadas, no sentido de arborização, através de matas ciliares.
Lagoa Feia: A Lagoa Feia, assim denominada, porque quando o Rio Francisco transborda, suja suas águas, tingindo de ocre, isto é, ficam da cor do rio. Fica a 07 km da cidade e ao lado dela passa o Rio São Francisco, com a Ponte Olegário Maciel, de 1925, na estrada Lagoa da Prata Luz a 09 Km de Lagoa da Prata. Na margem sul da lagoa existe uma elevação de calcário (Mata da Mulata), com muitas cavernas e uma mata nativa virgem.. A lagoa tem cerca de 60 Há e aproximadamente 6 m de profundidade no ponto mais fundo. São abundantes as piranhas, traíra e piau. A lagoa é um berçário de peixes, que atraem muitos animais. As garças completam o espetáculo do pôr do sol.
Lagoa Verde: A Lagoa Verde tem um grande potencial turístico, porém deve ser antes devidamente despoluída. Tem uma área aproximada de 2 Km2, 4,5 Km de água e 1,5 km de capim em uma de suas nascentes e uma largura média em torno de 250m. Sua bacia tem aproximadamente 90 Km 2, dois córregos importantes, um terceiro bem menor e algumas pequenas nascentes formam esta lagoa. Na sua margem direita existe uma mata de aproximadamente 3 km2. Na saída de suas águas existe uma pedreira de calcário com uma pequena mata primária.
Cachoeira Cemiguinha: A Cachoeira Cemiguinha está localizada aproximadamente a 20 km de Lagoa da Prata. É uma cachoeira branda com várias pequenas quedas d’água e algumas piscinas naturais. Um bom local para passar um dia bastante agradável. Possui praias de areia e ótima arborização. O nome Cemiguinha deve-se ao fato de que neste local funcionava uma Usina, que gerava energia para a Cidade de Lagoa da Prata.
Cachoeura de Rio Jacaré: É uma pequena queda d’água com corredeiras de aproximadamente 5 m de desnível. Acima o rio é suave, raso e arenoso. Abaixo forma uma prainha, logo mais abaixo existe um pequeno afluente na margem direita que é também arenoso. A vegetação circundante é frondosa com árvores centenárias. É um bom lugar para fazer um pic nic.
Cachoeira do Quiabo Assado: Está localizada no município vizinho de Santo Antônio do Monte. Cachoeira com Tobogã natural e um pequeno poço em baixo. O córrego fundo é arenoso e espraiado com cerrado nas Matas Ciliares. Está localizada a 32 Km de Lagoa da Prata rumo ao sul.
Barragem do Rio Santana: É uma pequena barragem com aproximadamente 20 m de largura e 5 m de altura. Como o Rio Santana possui muita areia, o lago já assoreou totalmente. A água que passa por cima, caindo de uns cinco metros, é o principal atrativo. Desta barragem sai um canal que conduz a água até ao gerador (canal e gerador estão abandonados). De baixo da queda da barragem o rio corre em pedras com cachoeiras. A vegetação nas margens está preservada.
Praias do Santana: O Rio Santana é um rio com muita areia, tem 65 Km desde a sua nascente no município de Santo Antônio do Monte, próximo a Formiga até o Rio São Francisco. Antes dele atingir Lagoa da Prata, é as vezes encachoeirado, com a vegetação das margens abundante e muita bonita. No nosso território o Rio fica muito plano, formando belas praias. A areia produzida no Santana, grande parte é vendida para a construção civil, nela encontram-se fragmentos de cerâmicas ou utensílios de índios. Em seu leito e nos barrancos há muita argila. Os peixes encontrados são: mandi, traíra, piaba, etc. O rio é muito raso (20 cm), nas curvas formam poços de até 1,80. Suas águas são turvas.


* A belíssima "Lagoa da Prata" que também empresta seu nome
à mineiríssima e hospitaleira linda cidade.*

*** Monumentos Históricos ***

*** Ponte Olegário Maciel **
** Fazendo a integração dos municípios de Lagoa da Prata e Lúz **Ponte Olegário Maciel: A Ponte Olegário Maciel foi fundada em 1925, para ligar as cidades de Lagoa da Prata e Luz. A cidade de Lagoa da Prata possuía estação ferroviária e a cidade de Luz, uma grande plantação de café e com esta Ponte tornaram-se mais acessível à integração das duas cidades. A Ponte veio da Alemanha onde o Vereador Alexandre Bernardes Primo conseguiu a sua doação através do Presidente Melo Viana. A Ponte foi feita de aço e piso de concreto com pilar de cimento e pedra. Tem extensão de 75 metros e 3,5 de largura. Sua estrutura metálica está boa, mas o concreto está ruim, necessitando de reforma e manutenção. A Ponte Olegário Maciel recebe um número maior de visitação na época das enchentes, onde em 1977 teve seu maior número de visitantes, devido a extensão da enchente. A Ponte foi reformada em 1979 pela CODEURB.

Nenhum comentário: